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Inscrições (Atuais Estudantes) › Ano Letivo 2024/2025

Inscrições 2024/2025 | Politécnico de Setúal | Calendários, procedimentos e documentos


CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES  •  ETAPAS DA INSCRIÇÃO  •  CERTIDÕES  •  CUSTO DA INSCRIÇÃO  •  CONTACTOS PARA APOIO  •  PERGUNTAS FREQUENTES


PROCESSO DE INSCRIÇÃO 

Informação sobre as inscrições de estudantes do IPS (2024/2025)

NOTA: CONSULTA DE DADOS ACADÉMICOS

O presente Sistema de Informação Académico e Pedagógico do IPS (NONIO) está em fase de implementação.

Neste momento, decorrem procedimentos de migração de dados, por isso poderá não ser possível a consulta de todo o histórico de dados académicos (resultados, inscrições em anos anteriores, pagamentos realizados, entre outros) nesse novo sistema.

Esses dados vão carecer de uma validação a ocorrer ao longo do ano letivo 2024/2025, pelo que o histórico de dados académicos poderá continuar a ser consultado no sistema de informação académico utilizado no ano letivo de 2023/2024.
 


CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES

Escola Superior de Educação – de 4 a 10 de setembro
Escola Superior de Saúde – de 4 a 10 de setembro
Escola Superior de Ciências Empresariais - de 9 a 16 de setembro
Escola Superior de Tecnologia de Setúbal - de 12 a 18 de setembro
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - de 12 a 18 de setembro

NOTA: Estudantes que vão realizar exames em época especial devem realizar a inscrição de 20 de setembro a 2 de outubro. A inscrição só pode ser realizada quando as avaliações, às unidades curriculares de inscrição em época especial estiverem lançadas.

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ETAPAS DA INSCRIÇÃO

1) Na página Inforestudante clica no botão “Entrar com a conta Microsoft” e autentica-te.

Apoio Informático: Se tens dificuldade em efetuar o registo no Inforestudante com as tuas credenciais, contacta o Helpdesk, selecionando a opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”.

Após registo no Inforestudante, inicia o processo de preenchimento/validação dos dados pessoais e inquérito RAIDES (Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior).

Acede ao "Balcão Académico" (menu do lado esquerdo) e seleciona "Inscrição em Cursos". Confirma os teus dados e inicia o processo de inscrição.

No final, o sistema encaminha-te para o pagamento dos emolumentos devidos e da 1.ª prestação da propina.

1) Seleciona os itens a pagar e escolhe a forma de pagamento.

2) Se pretendes a emissão de fatura/recibo em nome de uma empresa, antes de realizares o pagamento, deves submeter um requerimento no "Balcão Académico", selecionando "Requerimentos" e escolhendo a opção “Faturação em nome da empresa” (deves aguardar que a situação especial (dados da empresa) fique disponível na conta corrente, para que possas proceder ao pagamento até ao final do prazo de inscrição).

Depois de concluíres o pagamento volta ao "Balcão Académico" e seleciona novamente "Inscrição em Cursos".

1) Em "Inscrição em Cursos", inicia a inscrição nas unidades curriculares (disciplinas) do curso.

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CERTIDÕES

O IPS disponibiliza no Inforestudante a certidão de matrícula e a declaração para o passe sub 23, para todos/as os/as seus/suas estudantes. Este documento é gratuito e é certificado eletronicamente através de uma chave de acesso, podendo ser descarregado sempre que o/a estudante entender.

Como conseguir o certificado multiusos?

  1. Acede ao Inforestudante;
  2. No menu principal, em Balcão Académico, clica em Documentos;
  3. Seleciona o curso de que pretendes obter o certificado, se tiveres mais do que um;
  4. Clica no link Gerar Novo Pedido Documento”;
  5. Na lista de tipos de documentos, clicar em “Realizar Pedido”;
  6. Escolhe o ano letivo de inscrição para o qual pretendes o certificado;
  7. Continua até ao final do processo que vai gerar um ficheiro em formato PDF com o certificado requerido.
  8. Descarrega e guarda o ficheiro sempre que entenderes, podendo ser entregue em serviços no formato digital ou impresso, pois a sua validação é feita de acordo com as instruções que constam no final do documento.

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CUSTO DA INSCRIÇÃO

A validação dainscrição depende do pagamento da primeira prestação da propina, da taxa de matrícula e do seguro escolar.

Para tal, durante o teu processo de registo na plataforma online terás acesso à informação necessária para poderes realizar o pagamento.

1) Taxa de Inscrição | 30€

2) Seguro Escolar | 5€

3) Primeira Prestação da Propina | Consulta o Regulamento de Propinas

Estudantes da União Europeia (primeira prestação da propina) = 10% do valor total da propina.
Estudantes internacionais (primeira prestação da propina) = 30% do valor total da propina.
 

COMO POSSO EFETUAR O PAGAMENTO DAS PROPINAS?

Na tua ficha de estudante no Inforestudante, acede ao "Balcão Académico" e, em "Propinas e Emolumentos", constam os valores associados à tua matrícula.

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CONTACTOS PARA APOIO

Caso tenhas alguma dificuldade e/ou precises de esclarecer alguma dúvida relacionada com o processo de matrícula online, contacta-nos através dos seguintes meios:

Apoio Académico: Helpdesk selecionando a opção “Inscrições– ano letivo 2024/25”.

Apoio Informático: Se tens dificuldade em efetuar o registo no Inforestudante com as tuas credenciais, em helpdesk, selecionando a opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”.

Apoio Associação Académica do IPS: Através do telefone 265 415 358, email geralnull@aaips.pt ou online em sedevirtual.aaips.pt .

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PERGUNTAS FREQUENTES (FAQs)

Ainda tens dúvidas, encontra a resposta nesta área. 

Na página da Inforestudante  clica no botão “Entrar com a conta Microsoft” e autentica-te.

Deves contactar o Apoio Académico, em Helpdesk selecionando a opção “Inscrições – ano letivo 2024/25”. Deves indicar a alteração pretendida e anexar documento comprovativo. 

Para que seja possível acederes novamente à tua inscrição e efetuar alterações/correções deves seguir os seguintes passos:

1. Aceder ao Inforestudante;
2. No menu do lado esquerdo, no "Balcão Académico", clicar em "Requerimentos";
3. No menu "Requerimentos", selecionar "Pedido de alteração de inscrição";
4. Após preenchimento não te esqueças de "Lacrar";
5. Voltar ao "Balcão Académico" e selecionar "Inscrição em Cursos";
6. Efetuar o processo de inscrição (como efetuaste na primeira vez que realizaste a sua inscrição);
7. Quando surgir o botão "Efetuar Pedido de Alteração da Inscrição", clicar e efetuar as alterações pretendidas e "Confirmar" no final.

Não. Se fores candidato/a a bolsa de estudo, deves submeter o comprovativo de candidatura válida a bolsa de estudo, na tua área pessoal de estudante, no "Balcão Académico", em "Requerimentos", “Estudante candidato à bolsa da DGES”.
O pagamento da taxa de inscrição e seguro escolar, deve ser realizado até ao último dia do prazo de inscrição, para que a mesma fique válida.

Acede ao "Balcão Académico" na Inforestudante e, em "Documentos", emite a “Declaração Passe Sub23”.

Acede ao "Balcão Académico" no Inforestudante e, em "Requerimentos" seleciona “Estatuto Trabalhador Estudante”.

Toda a informação sobre horários estará disponível no portal da Escola Superior onde estás inscrito/a.

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