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Matrículas (Novos Estudantes) › Ano Letivo 2024/2025


CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS  •  ETAPAS DA MATRÍCULA  •  DOCUMENTOS NECESSÁRIOS  •  CUSTO DA MATRÍCULA  •  CONTACTOS PARA APOIO  •  PERGUNTAS FREQUENTES


No teu horizonte há um grande campus europeu

Informação sobre as matrículas para novos estudantes (2024/2025)

Ficaste colocado/a no Politécnico de Setúbal? Parabéns!

Bem-vindo/a a este grande campus europeu!

Agora, estás prestes a viver uma das experiências mais marcantes no caminho para o teu talento.

Qual é o primeiro passo? Efetuares a matrícula no teu curso.


CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS

Para colocados em CTeSP, Licenciaturas, Mestrados ou Pós-Graduações, através destes concursos especiais: [NOVOS PRAZOS]
  • Colocados na Escola Superior de Educação | 4 a 10 de setembro
  • Colocados na Escola Superior de Saúde | 4 a 10 de setembro
  • Colocados na Escola Superior de Ciências Empresariais | 9 a 16 de setembro
  • Colocados na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal | 12 a 18 de setembro
  • Colocados na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro | 12 a 18 de setembro
Para colocados em Mestrados ou Pós-Graduações, através do concurso normal de acesso (Estudantes da União Europeia e Estudantes Internacionais):

1) Colocados na 1ª FASE | 12 a 16 de agosto [NOVO PRAZO]
2) Admitidos mas não colocados na 1ª FASE (Ocupação de Vagas Sobrantes) | 22 a 23 de agosto
3) Colocados na 2ª FASE | CURSOS ESS | 13 a 16 de setembro
4) Admitidos mas não colocados na 2ª FASE | CURSOS ESS  (Ocupação de Vagas Sobrantes) | 23 e 25 de setembro
5) Colocados na 2ª FASE | CURSOS ESTS, ESE, ESCE, ESTB – 3 e 4 de outubro
6) Admitidos mas não colocados na 2ª FASE | CURSOS ESTS, ESE, ESCE, ESTB ( Ocupação de Vagas Sobrantes ) | 12 a 15 de outubro
7) Colocados na 3ª FASE | 29 de novembro a 2 de dezembro
8) Admitidos mas não colocados na 3ª FASE (Ocupação de Vagas Sobrantes) | 10 e 11 de dezembro

ATENÇÃO: Estas informações carecem de confirmação. Para o efeito, deves consultar o respetivo edital de candidatura .
Para colocados em Licenciaturas, através deste concurso especial:

1) Colocados na 1ª e 2ª FASE | 30 de agosto a 9 de setembro [NOVO PRAZO]
Para colocados em Licenciaturas, através do concurso nacional de acesso:

1) Colocados na 1ª FASE | 26 a 29 de agosto 
2) Colocados na 2ª FASE | 16 a 18 de setembro 
3) Colocados na 3ª FASE | 30 de setembro a 2 de outubro 
Para colocados em CTeSP e Licenciaturas, através deste concurso especial:

1) Colocados na 1.ª FASE | 20 a 22 de setembro
2) Admitidos mas não colocados na 1ª FASE (Ocupação de Vagas Sobrantes) | 26 e 27 de setembro
3) Colocados na 2ª FASE | 22 a 24 de outubro
4) Admitidos mas não colocados na 2ª FASE (Ocupação de Vagas Sobrantes) | 30 e 31 de outubro
Para colocados em Licenciaturas, através destes concursos especiais:

1) Colocados na 1.ª FASE | 20 a 22 de setembro
2) Admitidos mas não colocados na 1.ª FASE  (Ocupação de Vagas Sobrantes) 26 a 27 de setembro
3) Colocados na 2.ª FASE |  22 a 24 de outubro
4) Admitidos mas não colocados  (Ocupação de Vagas Sobrantes)  | 30 e 31 de outubro
Para colocados em Licenciaturas, através deste concurso especial:

1) Colocados na 1ª FASE – 12 a 16 de setembro
2) Admitidos mas não colocados na 1ª FASE  (Ocupação de Vagas Sobrantes)  – 19 a 20 de setembro
3) Colocados na 2ª FASE – 14 a 17 de outubro
4) Admitidos mas não colocados na 2ª FASE  (Ocupação de Vagas Sobrantes)  – 17 a 18 de outubro
Para colocados em CTeSP e Licenciaturas, através deste concurso especial:

1) Colocados na 1.ª FASE | 20 a 22 de setembro
2) Admitidos mas não colocados na 1.ª FASE  (Ocupação de Vagas Sobrantes) | 26 e 27 de setembro
3) Colocados na 2.ª FASE | 22 a 24 de outubro
4) Admitidos mas não colocados na 2.ª FASE (Ocupação de Vagas Sobrantes) 30 e 31 de outubro
Para colocados em CTeSP, através do concurso normal de acesso (Estudantes da União Europeia e Estudantes Internacionais):

1) Colocados na 1ª FASE | 20 a 22 de setembro
2) Admitidos mas não colocados na 1ª FASE (Ocupação de Vagas Sobrantes) | 26 e 27 de setembro
3) Colocados na 2ª FASE | 22 e 24 de outubro
4) Admitidos mas não colocados na 2ª FASE (Ocupação de Vagas Sobrantes) | 30 e 31 de outubro
Para colocados em Licenciaturas, através dos regimes especiais de acesso:

1) Colocados na FASE ÚNICA | 13 a 20 de setembro

ATENÇÃO: Os colocados através dos regimes especiais previstos nas alíneas d) e g) do artigo 3.º do Decreto Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, podem efetuar a matrícula até 31 de dezembro de 2024. 

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ETAPAS DA MATRÍCULA

1) COLOCADOS PELO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO (CNA): Recebes um email com os dados de acesso à tua área pessoal na Inforestudante para efetuares o registo na plataforma.

1.º Na página da Inforestudante clica no link “Consultar Utilizador – Colocados DGES”, preenche os dados solicitados e regressa à página inicial de autenticação.
2.º Na página de autenticação, deves utilizar como palavra-chave a senha fornecida pela DGES no momento da colocação. Serás obrigado a mudar a palavra-chave no primeiro acesso.

NOTA: Se não tens cartão de cidadão português , a matrícula deverá ser realizada presencialmente na Divisão Académica do Politécnico de Setúbal até final do prazo da matrícula (de 26 a 29 de agosto). Consulta aqui  o horário de atendimento presencial.

2) COLOCADOS PELOS CONCURSOS ESPECIAIS: Acedes ao Inforestudante com os mesmos dados que utilizaste para fazer uma candidatura ao IPS.

ATENÇÃO: Caso tenhas alguma dificuldade e/ou necessites de esclarecer alguma dúvida relacionada com o processo de matrícula online, contacta-nos através dos seguintes meios:

Apoio Académico: Helpdesk, selecionando a opção “Matrículas – Novos Estudantes”.

Apoio Informático: Se tens dificuldade em efetuar o registo no Inforestudante com as tuas credenciais, Helpdesk, selecionando a opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”.

1) Após registo no Inforestudante, acedes a Balcão Académico e, em Matrícula, preenches o inquérito de entrada no IPS (dados pessoais) e inquérito RAIDES (Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior).

2) Caso sejas candidato à bolsa de estudo da DGES e pretendas usufruir do prolongamento da data para pagamento da 1ª prestação da propina, após preenchimento do questionário, deves aceder ao Balcão Académico e, em Requerimentos, deves submeter comprovativo de candidatura à Bolsa de Estudo.

NOTA: O requerimento, indicado no número anterior, só será possível de considerar, se for submetido, até às 12h do último dia do prazo de matrícula (caso contrário, terás de efetuar o pagamento da 1ª prestação da propina para validar a matrícula). A submissão do requerimento, e em caso de deferimento, prolonga o prazo de pagamento da 1ª prestação da propina, mas obriga ao pagamento da taxa de matrícula e seguro escolar.

3) Caso pretendas que a fatura/recibo seja emitida em nome de uma empresa, antes de realizares qualquer pagamento, deves aceder ao Balcão Académico e, em Requerimentos, solicitar que fique disponibilizada, na tua conta corrente, uma fatura/recibo em nome de outrem.

NOTA:O requerimento, indicado no número anterior, só será possível de considerar, se for submetido, até às 12h do último dia do prazo de matrícula (caso contrário, não será possível a emissão de fatura/recibo em nome de uma empresa).

Acede ao "Balcão Académico" (menu do lado esquerdo) e seleciona "Inscrição em Cursos". Confirma os teus dados e inicia o processo de inscrição.

No final, o sistema encaminha-te para o pagamento dos emulomentos devidos e da 1.ª prestação da propina.

1) Seleciona os itens a pagar e escolhe a forma de pagamento.

2) Se fores candidato à bolsa de estudo da DGES e o teu requerimento tiver sido autorizado, deves efetuar o pagamento da taxa de matrícula e seguro escolar.

3) Se solicitaste a emissão de fatura/recibo em nome de uma empresa, deves aguardar que a situação especial (dados da empresa) fique disponível na conta corrente, para que possas proceder ao pagamento até ao final do prazo de matrícula. 

Depois de conluíres o pagamento volta ao "Balcão Académico" e seleciona novamente "Inscrição em Cursos".

1) Em "Inscrição em Cursos", inicia a inscrição nas unidades curriculares (disciplinas) do curso.

2) No final do processo de inscrição, caso tenhas entrado pelo CNA, estarão disponíveis também as unidades curriculares adicionais que deverás selecionar, para obteres mais competências e um certificado de microcredencial (curso breve), sabe mais aqui.

Submete os documentos obrigatórios para a finalização da matrícula acedendo ao Balcão Académico, em Requerimentos, escolhendo a opção “Submissão de documentos da Matrícula”.
O IPS disponibiliza no Inforestudante a certidão de matrícula e a declaração para o passe sub 23, para todos/as os/as seus/suas estudantes. Este documento é gratuito e é certificado eletronicamente através de uma chave de acesso, podendo ser descarregado sempre que o/a estudante entender.

Como conseguir o certificado multiusos?
1) Acede ao Inforestudante;
2) No menu principal, em "Balcão Académico", clica em "Documentos";
3) Seleciona o curso de que pretendes obter o certificado, se tiveres mais do que um;
4) Clica no link “Gerar Novo Pedido Documento”;
5) Na lista de tipos de documentos, clicar em “Realizar Pedido”;
6) Escolhe o ano letivo de inscrição para o qual pretendes o certificado;
7) Continua até ao final do processo que vai gerar um ficheiro em formato PDF com o certificado requerido.
8) Descarrega e guarda o ficheiro sempre que entenderes, podendo ser entregue em serviços no formato digital ou impresso, pois a sua validação é feita de acordo com as instruções que constam no final do documento.
Com a matrícula concluída, podes tornar-te sócio da Associação Académica do IPS, para o ano letivo 2024/2025.
Com o cartão de sócio da AAIPS, tens descontos em diversos serviços e atividades, dentro e fora dos campi.
Sabe mais e obtém o teu Cartão de Sócio Efetivo da AAIPS em socio.aaips.pt.

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DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos devem ser submetidos, diretamente, na tua área pessoal de estudante, em Inforestudante , "Balcão Académico", "Requerimentos", devendo selecionar “Submissão de Documentos de Matrícula”.

Apenas para os estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso.

Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão

Se vens de fora da União Europeia ou não tens nacionalidade portuguesa, nem tens Cartão de Cidadão português, deves submeter Título de Residência ou Declaração da AIMA onde conste especificamente a informação de que residem em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro de 2024 e o tipo de visto de que é detentor/a.

ATENÇÃO: A autorização de residência para efeitos de estudo não é considerada para efeitos de elegibilidade de acesso a este concurso nacional.

Apenas para os estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso.

Apenas no caso de ainda não teres o Cartão de Cidadão.

Apenas para estudantes colocados na Licenciatura em Enfermagem, Licenciatura em Fisioterapia, Licenciatura em Terapia da Fala e Licenciatura em Tradução e Interpretação da Língua Gestual Portuguesa.

Descarrega Aqui
Apenas para estudantes colocados na Licenciatura em Terapia da Fala (Pré-Requisito do Grupo A e Declaração Médica).

Descarrega Aqui 
Apenas no caso de teres apresentado candidatura a bolsa de estudo.
Apenas no caso de teres solicitado que a fatura/recibo seja emitido em nome de uma empresa.

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CUSTO DA MATRÍCULA

A validação da matrícula depende do pagamento da primeira prestação da propina, da taxa de matrícula e do seguro escolar.

Para tal, durante o teu processo de registo na plataforma online terás acesso à informação necessária para poderes realizar o pagamento.

1) Taxa de Matrícula | 40€

2) Seguro Escolar | 5€

3) Primeira Prestação da Propina | Consulta o Regulamento de Propinas

Estudantes da União Europeia (primeira prestação da propina) = 10% do valor total da propina.
Estudantes internacionais (primeira prestação da propina) = 30% do valor total da propina.

COMO POSSO EFETUAR O PAGAMENTO DAS PROPINAS?

Na tua ficha de estudante no Inforestudante, acede ao "Balcão Académico" e, em "Propinas e Emolumentos", constam os valores associados à tua matrícula.

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CONTACTOS PARA APOIO

Caso tenhas alguma dificuldade e/ou precises de esclarecer alguma dúvida relacionada com o processo de matrícula online, contacta-nos através dos seguintes meios:

Apoio Académico: Helpdesk selecionando a opção “Matrículas – Novos Estudantes”.

Apoio Informático: Se tens dificuldade em efetuar o registo no Inforestudante com as tuas credenciais, em helpdesk, selecionando a opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”.

Apoio Associação Académica do IPS: Através do telefone 265 415 358, email geralnull@aaips.pt ou online em sedevirtual.aaips.pt .


PERGUNTAS FREQUENTES (FAQs)

Ainda tens dúvidas, encontra a resposta nesta área. 

A matrícula para os estudantes colocados no Politécnico de Setúbal, decorre de acordo com o calendário anualmente aprovado e divulgado.

A matrícula é efetuada online, acedendo ao portal Inforestudante, para os estudantes com documento de identificação nacional.

Se vens de fora da União Europeia ou não tens nacionalidade portuguesa, nem tens Cartão de Cidadão Português, a matrícula deverá ser realizada presencialmente na Divisão Académica do Politécnico de Setúbal no prazo acima indicado.

Os estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso, no dia anterior ao início do respetivo prazo de matrículas, irão receber uma mensagem de email, com o login de acesso ao portal Inforestudante.

Os estudantes que já haviam efetuado uma candidatura ao IPS e efetuaram anteriormente o registo no Infoestudante, devem aceder ao mesmo, com as mesmas credenciais.

Caso tenhas alguma dificuldade com as tuas credenciais de acesso (utilizador e senha), contacta a nossa Divisão Informática, através do helpedesk, seleciona a opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”.
Para efetuares a matrícula no teu curso, vais precisar de anexar os seguintes documentos:

1) Documento de Identificação

Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão.

Se vens de fora da União Europeia ou não tens nacionalidade portuguesa, nem tens Cartão de Cidadão português, deves submeter Título de Residência ou Declaração da AIMA onde conste especificamente a informação de que residem em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro de 2024 e o tipo de visto de que é detentor/a. Atenção, que a autorização de residência para efeitos de estudo não é considerada para efeitos de elegibilidade de acesso a este concurso nacional.

2) Cartão de Contribuinte Apenas no caso de ainda não teres o Cartão de Cidadão (apenas para os estudantes que ingressem pelo Concurso Nacional de Acesso).

3) Comprovativo de realização do Pré-Requisito do Grupo A – Comunicação Interpessoal
Apenas para estudantes colocados na Licenciatura em Enfermagem, Licenciatura em Fisioterapia, Licenciatura em Terapia da Fala e Licenciatura em Tradução e Interpretação da Língua Gestual Portuguesa. Descarrega Aqui.

4) Declaração emitida por um Terapeuta da Fala
Apenas para estudantes colocados na Licenciatura em Terapia da Fala (Pré-Requisito do Grupo A e Declaração Médica). Descarrega Aqui.

5) Boletim de Candidatura a Bolsa de Estudo dos Serviços de Ação Social
Apenas no caso de teres apresentado candidatura a bolsa de estudo.
Não. Deves submeter os documentos obrigatórios no Inforestudante, no "Balcão Académico", em "Requerimentos", “Submissão de documentos de Matrícula”.

Não. Se fores candidato/a a bolsa de estudo, deves submeter o comprovativo de candidatura válida a bolsa de estudo, na tua área pessoal de estudante, no "Balcão Académico", em "Requerimentos", “Estudante candidato à bolsa da DGES”.

Esse documento, para produzir efeito, tem de ser submetido até às 12h do último dia da matrícula.

O pagamento da taxa de matrícula e seguro escolar, deve ser realizado até ao último dia do prazo de matrícula, para que a mesma fique válida.

Acede ao "Balcão Académico" na Inforestudante e, em Documentos, emita a “Declaração Passe Sub23”.
Sim. Acede ao "Balcão Académico" no Inforestudante e, em "Requerimentos" e seleciona “ Estatuto Trabalhador Estudante”.
Toda a informação sobre horários e turmas estará disponível no portal da Escola Superior onde estás matriculado/a.
A sessão de boas-vindas aos novos estudantes irá realizar-se, por parte do Politécnico de Setúbal e da Associação Académica, no dia 23 de setembro de 2024. Mais informações estão disponíves no seguinte link: https://studyinsetubal.pt/bemvindos.

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